Material Pedagógico
O MATERIAL QUE USAMOS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO
No Ensino Fundamental ainda há uma necessidade de manuseio do concreto, principalmente para a consolidação de noções matemáticas. Por isso, nos Tempos (aulas), especialmente de Matemática, os alunos utilizam de uma vasta gama de material, desde miniaturas até jogos com frações. Globos e mapas também fazem parte destes recursos. O material didático (livros) é, em sua maioria, confeccionado pela escola, com exceção dos livros-texto do 6° ao 9° ano. Outro material fundamental em nossa escola são os livros de Monteiro Lobato, que além de proporcionarem aos alunos o contato com a nossa língua culta, traz em seus enredos o que há de mais rico e pitoresco em nossa cultura nacional.
Nossa escola trabalha com diversificado material didático, classificado em quatro (4) categorias:
a) Material didático ou brinquedo pedagógico.
Exemplos de MATERIAS de uso no Período Sensório Motor:
Este material é reposto constantemente e novas aquisições são feitas, semestralmente, principalmente no que se refere ao material pedagógico do francês Fernando Natan.
Material para construção da operações fundamentais (aditivas):
Frações e multiplicação:
Educação Infantil
Materiais de Função Semiótica e Matemática da Educação Infantil
Lista de alguns dos matérias curriculaes:
Matemática: Blocos lógicos; Escala Cuissinaire; Material dourado; Ábacos; Jogos didáticos para cada faixa (torres, encaixes, lógica, probabilidade, etc...)
Psicomotricidade: circuito psicomotor; material musical (banda); material esportivo (barra, bolas, arcos, cordas...).
Laboratório de Ciências: telescópio; microscópio; lentes; diferentes produtos químicos e vidrarias.
Função Semiótica : material de línguas (inglês e espanhol): jogos, livros, vocabulário em miniatura; Fantoches; Jogos de Gramática; Jogos de Literatura; coleções de livros; fita cassete, fitas de vídeo...
Espaço e Tempo (Geografia e História): perfil de países; jogos dos monumentos; Perfil de personagens da história; mapas, globos, atlas e jogos em geral.
Todo material é adquirido em quantidade de pelo menos 4 (grupos por recanto) e/ou individual (25), uma vez que o conhecimento é uma construção individual.
b) Material de consumo (exemplos):
algodão, pintura à dedo, carbono, hidrocores (grossos e finos), anilina, plasticor, etiqueta, papel quadriculado, cartolina, purpurina, régua, lápis de cera, gizão de cera, cola branca, tesoura, transferidor, cartolina, dupla face, cordão, trincha, compasso, espoja de espuma, envelope pardo, gliter, papel duplex, papel fino transparente, fósforos, apontador, grafite, bola de isopor, giz colorido, borracha, lápis de cor grande, guache, perfex, nanquim, pasta ofício, lixas, pincéis, durex, agenda, massinha, fita gomada, corda, papel celofane, elástico, papel laminado. papel pardo, papel crepom, caneta, papel camurça, papel seda, papel ofício, papel silhueta, contact, isopor...
c) Nossa Biblioteca é um investimento permanente, crescendo em volumes e qualidade anualmente:
Enciclopédias; livros de literatura infantil, juvenil e adulto; assinatura de jornais e revistas; livros sobre Psicologia e Educação e diversos mateirais para pesquisas;
d) Material DIDÁTICO ESCOLAR LIVROS, CADERNOS e FICHAS para uso no Recanto (sala de aula) e Pesquisas:
Livros: Função semiótica; Enigma; Espaço e Tempo; Problemas; Matemática Ciências; Pré-escolar (todas as áreas).
Cadernos: Personagem; Diário; Especialidade.
Fichas: Leitura diária; Pesquisa de campo; Inglês; Experiência (ciências); Pesquisa; Ficha esquema.